3 maneiras para proteger a boca dos aparelhos fixos
Aparelhos fixos costumam gerar desconforto e pequenas lesões nos lábios e bochechas, mas durante a prática de esportes como o futebol ou volei por exemplo, uma bolada no rosto já serve para causar um dano maior e deixar o aparelho grudado . Só quem já passou por esta experiência sabe o quão desagradável é ter que descolar o aparelho dos lábios.
Para reduzir o desconforto ou para situações mais extremas, separamos 3 alternativas com suas vantagens e desvantagens para proteger a boca dos aparelhos fixos.
Alternativa 1 – Protetor Bucal Personalizado
Protetor bucal personalizado é conhecido por praticantes de esportes que envolvem riscos de impacto . O que poucos sabem é que este protetor também pode ser utilizado para proteger a boca dos aparelhos fixos. Então além da proteção contra impactos ele também irá proteger dos ferimentos .
O protetor bucal é indicado pelo dentista que fará o molde e enviará para que um laboratório especializado fabrique.
Vantagens: Máxima proteção e durabilidade, opções variadas de personalizações e cores .
Desvantagens: Preço, tempo de fabricação .
Alternativa 2 – Cera:
Este método consiste em aplicar uma pequena camada de uma cera especial sobre os braquetes criando uma proteção temporária. Geralmente pode-se conseguir com o dentista. Ainda há uma alternativa mais avançada em forma de gel, que promete maior durabilidade chamada Ortho Glop .
A Vantagens: Método rápido, prático e barato .
Desvantagens: Baixa proteção e durabilidade .
Alternativa 3 – Protetor de Silicone
Protetor de Silicone que se ajusta apenas na frente dos braquetes fazendo que o metal do aparelho não fique em contato direto com lábios e bochecha. Uma marca conhecida do protetor é o Pro-Lip.
Vantagens: Aplicação fácil, possui opções de cores , reutilizável .
Desvantagens: Compra feita apenas pela internet , proteção limitada .